You are currently viewing A Madeira e o conforto térmico e acústico

A Madeira e o conforto térmico e acústico

Acústica e térmica são considerações importantes no projeto biofílico. A madeira é um material natural com excelentes propriedades de isolamento acústico e térmico, o que significa que pode ajudar a criar um ambiente mais confortável. Além disso, a madeira tem a capacidade de absorver e dissipar o som, o que significa que pode ajudar a reduzir o ruído e aumentar o conforto. A madeira também é um material natural que pode ser utilizado para criar um ambiente mais acolhedor e relaxante. Também pode ser usado para criar um ambiente mais natural, ajudando a aumentar o bem-estar e o conforto do usuário.

A madeira proporciona naturalmente um bom isolamento térmico e acústico. sua condutividade Valor calorífico entre: 0,29-0,13 W/mK e coeficiente de reflexão acústica de 90%, adequado para cancelamento de eco. Você precisa de menos isolamento para obter um edifício mais quente ou mais frio. Isto significa que é fácil ultrapassar os requisitos mínimos exigidos pelo código, garantindo assim classes energéticas desde a Classe A até à Passive House, sendo a madeira a única matéria-prima renovável e totalmente reciclável.

Durante séculos, a madeira tem sido o material de escolha para arquitetos e designers determinados a alcançar o desempenho acústico da mais alta qualidade. De um violino a uma sala de concertos inteira, a madeira desempenha um papel importante ao proporcionar uma experiência acústica inesquecível. A madeira produz som de impacto direto e amplifica ou absorve ondas sonoras de outros organismos vivos. Por essas razões, a madeira é um material ideal para instrumentos musicais e outras aplicações acústicas, incluindo estudos arquitetônicos.

A madeira e as suas excelentes propriedades térmicas permitem-nos superar os padrões atuais; A madeira e as suas propriedades higroscópicas ajudam-nos a equilibrar a humidade do ar interior, promovendo a boa qualidade do ar e trazendo conforto ao corpo humano; O gesso também contribui para um ambiente saudável; A argila aumenta a inércia térmica do edifício, ajudando a alcançar um melhor equilíbrio térmico. Como resultado, os nossos edifícios trabalham passivamente para tornar o habitat o mais saudável com condições ideais de conforto e ajudar a equilibrar os nossos ritmos biológicos.

A utilização da madeira é muito preponderante no conceito de biofilia, por se tratar de um material natural e extremamente versátil, numa gama extremamente diversificada de cores e texturas, além de proporcionar uma ligação multiforme ao espaço exterior. Além disso, a madeira (de origem legal e certificada) é um material que traz sustentabilidade para a edificação, além de ser um componente mais leve. Outra vantagem do uso da madeira é que ela pode proporcionar mais conforto térmico e acústico quando utilizada na conformação de pisos e paredes.