O crédito para construção é um produto financeiro que apresenta um grau de incerteza maior do que outros tipos de crédito. Isso ocorre porque o processo de construção é complexo e envolve uma série de fatores que podem impactar o resultado final, como a variação de preços, o atraso nas obras e as mudanças nas leis e regulamentações.
Em razão desse grau de incerteza, os bancos avaliam os processos de crédito para construção de forma mais rigorosa. Eles costumam exigir garantias mais robustas, como a hipoteca do imóvel em construção, e podem aplicar taxas de juros mais altas.
As principais características do crédito para construção são:
- Grau de incerteza: O processo de construção é complexo e envolve uma série de fatores que podem impactar o resultado final.
- Garantias: Os bancos costumam exigir garantias mais robustas, como a hipoteca do imóvel em construção.
- Taxas de juros: As taxas de juros podem ser mais altas do que para outros tipos de crédito.
A seguir, são apresentadas algumas dicas para obter um crédito para construção:
- Planeje bem o projeto: Faça um orçamento detalhado e verifique se ele é viável.
- Obtenha um orçamento de construção: Solicite orçamentos de diferentes construtoras para comparar preços e condições.
- Contrate uma empresa de engenharia: Uma empresa de engenharia poderá avaliar o projeto e emitir um laudo técnico.
- Procure um banco especializado: Existem bancos que oferecem produtos financeiros específicos para o setor da construção civil.
Conclusão:
O crédito para construção pode ser uma ferramenta importante para a realização de projetos de construção. No entanto, é importante estar ciente das características desse tipo de crédito para tomar a melhor decisão.
Crédito libertado em tranches
Enquanto num crédito habitação tradicional, o financiamento total é concedido num só momento (com a celebração da escritura), o cenário muda no caso de um crédito para construção. Neste caso, os bancos libertam o crédito em diversas tranches, à medida que os trabalhos da obra vão evoluindo.
Garantias adicionais podem ser exigidas
No caso do crédito para construção, uma vez que casa ainda será construída, o terreno onde o imóvel será construído é dado, habitualmente, como garantia.
Período de carência inicial
Uma outra característica associada ao crédito para construção está relacionada com a previsão de um período de carência de capital – até aos 36 meses – que os bancos concedem, de modo a aliviar o peso dos encargos financeiros das famílias enquanto decorre a construção da casa. Recorde-se que, durante este período, as famílias suportam apenas os encargos com os juros do empréstimo.
Demora na avaliação do pedido de crédito
Tendo em conta as diversas especificidades que têm de ser ponderadas, o processo de avaliação de um pedido de crédito para construção é normalmente mais demorado e burocrático. Além de avaliar o perfil do cliente, o banco vai analisar também outras variáveis, incluindo a viabilidade de construção no terreno, a aprovação do projeto pela câmara municipal e a emissão de licenças, bem como o orçamento detalhado para a construção do imóvel.
Crédito para construção: linhas de financiamento alternativas
Além da oferta geral de crédito para construção, muitos bancos disponibilizam linhas de crédito mais específicas para ir ao encontro das necessidades de quem está a comprar uma casa que ainda se encontra em construção ou de quem ambiciona construir uma casa pré-fabricada.
Sinalizar a compra de uma casa que ainda está em construção
O setor bancário está também atento às situações em que uma família pretende obter financiamento para comprar uma casa que ainda se encontra “em planta” ou está em construção, disponibilizando linhas específicas que funcionam como um adiantamento para sinalizar a compra do imóvel. Durante este período de adiantamento – que pode ir até aos 24 ou 36 meses -, o cliente pagará apenas os juros correspondentes ao montante utilizado. De referir que, na maior parte dos bancos, o montante disponibilizado a título de sinal é muito limitado na medida em que não existe uma garantia real associada ao financiamento e, habitualmente, na data da escritura este “crédito sinal” é amortizado e substituído pelo crédito habitação que foi, previamente, aprovado.
Limitações no crédito para comprar terreno e a opção pelo “2 em 1 -terreno + construção”
O mais comum no crédito para construção é o cliente bancário dispor já de um terreno para construção e solicitar ao banco o montante necessário para construir uma casa. Se tal não se verificar, não será fácil obter financiamento bancário para a compra de um terreno. Algumas instituições bancárias têm, no entanto, soluções de financiamento dirigidas, em simultâneo, à compra do terreno e construção do imóvel – o chamado crédito “2 em 1”.
Fonte: Dinheiro Vivo