Paulo, 35 anos, é um dos muitos portugueses que não conseguem comprar uma casa. O preço da habitação em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos, tornando-se cada vez mais inacessível para os jovens e para as famílias de classe média.
A MF Casas de Madeira tenta encontrar soluções de habitação em casas de madeira para estas pessoas.
Arranje um terreno, conseguimos soluções bastante económicas.
Paulo trabalha como motorista de pesados e ganha cerca de 1.200 euros por mês. Com esse rendimento, seria impossível para ele comprar uma casa, mesmo com um crédito à habitação.
Há dois anos, Paulo decidiu comprar uma autocaravana. É uma forma de ter um teto para dormir e cozinhar, sem ter de pagar renda ou prestação de um crédito.
Paulo vive na autocaravana há dois anos e afirma que é uma experiência positiva. “É uma forma de ser mais livre e de viajar por Portugal”, diz.
Paulo não está sozinho. Há cada vez mais portugueses que vivem em autocaravanas. De acordo com a Associação Autocaravanas Portugal, o número de autocaravanas registadas no país aumentou 20% nos últimos dois anos.
Os motivos para viver em autocaravana são diversos. Alguns portugueses optam por esta forma de vida por razões económicas, outros por razões ambientais e outros ainda por razões de liberdade.
Os desafios da vida em autocaravana
A vida em autocaravana tem os seus desafios. Paulo, por exemplo, tem de encontrar sítios onde estacionar a sua autocaravana para dormir.
“Às vezes é difícil encontrar um sítio tranquilo e seguro para estacionar”, diz Paulo.
Outro desafio é o acesso às casas de banho e às instalações sanitárias. Paulo tem de recorrer a casas de banho públicas ou a parques de autocaravanas.
O futuro da habitação em Portugal
O aumento do preço da habitação é um problema que se agrava em Portugal. Os jovens estão cada vez mais a adiar a compra de uma casa e há cada vez mais portugueses a optar por viver em autocaravanas.
É difícil dizer o que o futuro reserva para a habitação em Portugal. No entanto, é certo que o problema do preço da habitação continuará a ser um desafio para os portugueses.
VENHA FALAR CONNOSCO! Provavelmente temos uma solução para si.