You are currently viewing Lei dos solos vai ser mudada para permitir construção de habitação em terrenos rústicos

Lei dos solos vai ser mudada para permitir construção de habitação em terrenos rústicos

A legislação sobre o uso do solo será alterada para simplificar e flexibilizar as regras, permitindo que as Câmaras Municipais disponibilizem terrenos para construção de habitações, incluindo áreas atualmente classificadas como rústicas. Esta medida integra o programa Construir Portugal, apresentado em maio, e o Governo aprovou esta quinta-feira um projeto de diploma que ainda passará por consultas.

Segundo o ministro da Presidência, o objetivo é criar um regime especial que permita, mediante decisão dos órgãos municipais — especialmente da assembleia municipal —, a construção e urbanização em áreas onde isso não é permitido atualmente, como terrenos rústicos e zonas classificadas como REN (Reserva Ecológica Nacional) e RAN (Reserva Agrícola Nacional), com exceção das áreas mais sensíveis.

António Leitão Amaro destacou que esta mudança vai ampliar a oferta habitacional e funcionará como um grande impulsionador desse mercado. As construções nesses terrenos estarão sujeitas a regras específicas, exigindo que 70% das novas habitações sejam destinadas a habitação pública ou a preços acessíveis, excluindo, portanto, projetos de luxo. O foco será na criação de moradias para a classe média.

Além disso, o diploma prevê medidas para garantir a proteção de áreas sensíveis, como espaços críticos da Reserva Ecológica, da Reserva Agrícola e da Rede Natura, bem como terrenos agrícolas de elevado valor produtivo.

Lei dos solos alterada para se construir casas em terrenos rústicos. Governo aprovou diploma que flexibiliza a lei dos solos para permitir aumentar a oferta de habitação em terrenos rústicos. O Governo aprovou esta quinta-feira (28 de novembro de 2024) em Conselho de Ministros um diploma que flexibiliza a lei dos solos

Descubra o conforto e a beleza das casas de madeira da MF Casas de Madeira! 🌲✨
Projetos personalizados, materiais sustentáveis e design acolhedor para criar o lar dos seus sonhos.
👉 Entre em contacto agora e dê o primeiro passo para uma vida mais natural e confortável!

Fontes:

Jornal de negócios 

Site Eco

Jornal Expresso